sexta-feira, 1 de maio de 2009

AFRICAS















Arte Africana





A arte africana é um conjunto de manifestações artísticas produzidas pelos povos da África ao longo da história.

O continente africano acolhe uma grande variedade de culturas, caracterizadas cada uma delas por um idioma próprio, tradições e formas artísticas características.

A arte africana é um reflexo fiel das ricas histórias, mitos, crenças e filosofia dos habitantes deste enorme continente.
A história da arte africana remonta o período pré-histórico. As formas artísticas mais antigas são as pinturas e desenhos em pedra de Tassili e Ennedi. (6000 AC ao século I da nossa era).

Outros exemplos da arte primitiva africana são as esculturas em madeira do Ébano criadas pelos artistas da cultura Nok (norte da Nigéria), feitas entre 500 AC e 200 DC. Destacam-se também as esculturas em bronze, cobre e ouro criadas pelos egípcios mas principalmente pelos Igbo-Ukwu (Tradicionais escultores africanos do séculos IX e X).

Existiam também as peças em “Tariê” popularmente conhecida como Madeira de Ferro, decoradas com bronze, prata, ouro e cobre colorido. Eram peças muito valiosas e muito bem trabalhadas; até hoje a procura por esses objetos é muito grande!

Além das Mascaras e Esculturas havia também as pinturas, que geralmente expressavam os sentimentos de seus artistas como: alegria e sofrimento; paixão, dor, exaltação, etc. Muitas dessas pinturas tinham como característica padrão um toque psicodélico.

As pinturas eram classificadas em dois estilos
• Pinturas Psicodélicas
•Pinturas Expressionistas

Os povos africanos faziam seus objetos e pinturas de arte utilizando diversos elementos da natureza; preocupavam-se em definir os mínimos detalhes e eram bastante atenciosos e delicados. Faziam esculturas e máscaras entalhadas em madeira e ornamentos em ouro, prata, bronze e cobre. Os temas retratados nas obras de arte geralmente era ligado ao cotidiano, a religião e aos aspectos naturais daquela região.

Um comentário: